quarta-feira, 18 de abril de 2007

Teoria das Cores



Era uma vez um pintor que tinha um aquário com um peixe vermelho. Vivia o peixe tranquilamente acompanhado pela sua cor vermelha até que principiou a tornar-se negro a partir de dentro, um nó preto atrás da cor encarnada. O nó desenvolvia-se alastrando e tomando conta de todo o peixe. Por fora do aquário o pintor assistia surpreendido ao aparecimento do novo peixe.
O problema do artista era que, obrigado a interromper o quadro onde estava a chegar o vermelho do peixe, não sabia que fazer da cor preta que ele agora lhe ensinava. Os elementos do problema constituíam-se na observação dos factos e punham-se por esta ordem: peixe, vermelho, pintor – sendo o vermelho o nexo entre o peixe e o quadro através do pintor. O preto formava a insídia do real e abria um abismo na primitiva fidelidade do pintor.
Ao meditar sobre as razões da mudança exactamente quando assentava na sua fidelidade, o pintor supôs que o peixe, efectuando um número de mágica, mostrava que existia apenas uma lei abrangendo tanto o mundo das coisas como o da imaginação. Era a lei da metamorfose.
Compreendida esta espécie de fidelidade, o artista pintou um peixe amarelo.

In, Os Passos em Volta,Herberto Helder

4 comentários:

Francisco Coimbra disse...

Não faço esforço nenhum para nada perceber, quando quero perceber alguma coisa tento fazer o mesmo, nada fazer. Os meus comentários, quando deste modo feitos, sem esforço, são sempre um esboço, mero esquisso. Esqueço-me e esmero-me, neste esforço de não me esforçar. Acabo por comentar não comentando, a mando da razão superior de não valorizar o que nos permite dar um valor às coisas. Isto dá-me o prazer do fazer em fase... Parabéns à Filipa e amigas num texto que particularmente me faz circular em espiral! Bjs

sonia regina disse...

Adoro o 'teoria das cores', amo de paixão Herberto Helder, a Ilha da Madeira, Portugal. Preciso voltar aí...

Gostei muito do teu blog! Parabéns!

Beijo, poeta, em seu coração.

sonia [soreg]

Rui Pinto Basto disse...

Ao procurar uma fotografia de um peixe para acompanhar um texto que queria incluir no meu blog...encontrei essa e achei que era a foto certa para o texto : "Era uma vez um pintor..." de Herberto Helder que é uma das pequenas histórias que me tem acompanhado há muito tempo...(livro "Vocação Animal" de 1963)
Curioso... Ganhei um amigo. Vou estar atento no seu blog...

Anónimo disse...

Aprendi muito